quarta-feira, 20 de março de 2019

Guamaré-RN; Uma cidade que gira apenas em torno de seu próprio eixo.

 Resultado de imagem para guamaré - rn
Entra ano e sai ano,entra prefeito e sai prefeito mas nada muda nessa cidade,e tudo isso é devido esta cidade girar apenas em torno de seu próprio eixo,nada que acontece fora desta cidade,quer na área política,econômica,social e de sustentabilidade.afinal,o que acontece nesta cidade é fruto tão somente dos pensamentos de maior parte da população. Nada de novo acontece,e o povo torna-se refém de suas próprias idéias cuja estas na grande
maioria faz parte do projeto de poder da maior parte da classe política desta cidade.Basta abrirmos as notícias dos blogs locais de anos atrás e comparar com a desse ano que certamente a maioria das notícias são sempre as mesmas, raríssimas as exceções. O resultado de tudo isso é a estagnação política e social deste município,que mesmo tendo uma grande arrecadação a administração pública municipal não consegue transformar esses números em um desenvolvimento sustentável deste município.
     É fato que as despesas com a máquina pública somente aumentam,mas quantos estão preocupados com a queda de 7,5% da arrecadação? ´Pasmen senhores, mas a matemática é uma ciência exata ,e futuramente a conta não irá fechar,e a prefeitura terá que cortar despesas,e ainda por cima, não consegue fazer investimentos em projetos sustentáveis que venham  a alavancar o desenvolvimento desta cidade,pois não tem dinheiro para investir haja vista que o prefeito aplica mal as verbas públicas direcionando-as apenas para atender o projeto de poder pessoal e partidário.
     Qual o sentido de criar uma secretaria de relação institucional em uma cidade cuja câmara municipal é composta por apenas 9 vereadores? Na realidade isso é apenas mais custos desnecessários para os cofres públicos municipal.Outro fato que também chamou á atenção é relativo a construção de mais 60 casas populares pela nova gestão municipal,pois isso demonstra apenas que o prefeito está preocupado apenas com números e não com a qualidade de vida dos moradores deste conjunto chamado de Paulo Bento,pois caso tivesse compromisso com o bem estar dos moradores deste conjunto deveria antes proporcionar as devidas melhorias como a rede elétrica, saneamento,pavimentação e urbanização. O fato de um cidadão ser pobre e não ter casa para morar não implica que devemos entregar para ele um biombo chamado de casa,(na maioria das vezes mal executado),sem as condições adequadas de moradia,porque o dinheiro é público.
    Outro exemplo da falta de uma política sustentável nesta gestão que nada mais é do que a continuação da  desastrosa administração de Hélio,é que na semana semana provavelmente a prefeitura irá comprar peixes para distribuir para á população,e mais uma vez a compra desses peixes será feita lá fora,quando poderia ser feita através da colônia dos pescadores de Guamaré,caso houvesse uma política pública séria para essa área, cuja colônia vive em estado de penúria.É inadmissível que em uma cidade onde há tantos pescadores,onde é plenamente possível a pesca sustentável que venha atender a demanda da população local , a prefeitura ainda compre peixes fora da cidade,e,tudo isso é devido a falta de competência das gestões passadas e da atual que não tem comprometimento para resolver essa questão da colônia dos pescadores. Quantos e quantos projetos não poderiam serem criados na área da pesca,através do criação e do beneficiamento dos pescados? Porque não executam projetos nas áreas da carcinicultura nesta cidade? Esta cidade tem terra fértil e uma costa produtiva,mas infelizmente, o modelo de gestão arcaica é de continuar com que o povo seja refém de dos próprios políticos que eles elegem, onde o objetivo é que o povo dependa dos políticos através da mendicância de empregos na prefeitura ou de favores,onde um simples gesto de solidariedade já é transformado em moeda de troca na maioria dos casos.Cadê o espírito cristão que todos falam? Afinal,em tempos de festas cristãs não faltam políticos nas igrejas!  
   Outro fato que chama atenção é a situação da RN 401, que há mais de 18 anos encontra-se nesse estado,mas que nunca deram a devida tratativa que ela merece porque ela nada mais é um grande cabo eleitoral para alguns políticos,como deputados estaduais e até mesmo prefeito angariarem votos em cima dela trazendo aquele paliativo mais conhecido e antigo,que é a operação tapa buracos; E,passados governos e mais governos estaduais ligados ao poder municipal de Guamaré,sequer tiveram a coragem de modernizar essa rodovia, porém ,agora com o estado do RN quebrado,querem que a governadora Fátima Bezerra resolva esse problema, onde evidentemente não fará porque não há verbas para isso. Enquanto não municipalizarem essa RN,e depois privatizarem dificilmente essa rodovia será modernizada. 
    Esta cidade dificilmente desenvolverá-se enquanto a sociedade não tiver a consciência de que o poder emana do povo,onde os políticos são eleitos para trabalharem e não apenas para fazerem o trivial ,principalmente a Câmara municipal de Guamaré que é altamente improdutiva e cara,porque projetos que gerem desenvolvimento sustentável desta cidade nunca são apresentados e aprovados pelos excelentíssimos vereadores. 
   Um prefeito que administra seu município sem que esteja conectado com novos modelos de gestões modernas que atraiam o desenvolvimento para sua cidade, está apenas contribuindo para o aumento das mazelas sociais de seu município, pois bastaria um olhar mais atento para o mundo afora que veria que a cidade de Guamaré poderia ter um grande parque de energia solar , assim como poderia ser um grande município exportador de frutas e legumes caso houvesse uma política séria na área da agricultura familiar; Assim como,não há um projeto na área do desenvolvimento do turismo sustentável,pois entra ano e sai ano,e a praia do Canto do Amaro,Minhoto,continuam carentes de uma boa infraestrutura. Isso sem falar no carnaval de Guamaré onde a prefeitura ainda investe no mela mela,mesmo a cidade não tenho água,tudo isso ,porque a cidade gira no próprio eixo de sua cultura,sem olhar adiante dos tempos modernos,onde a maior parte dos carnavais do país é feito na base da alegria e da descontração de seus foliões em seus blocos ou não. Até o carnaval através do banho com água acabou-se há muito tempo,afinal,á água é um bem precioso e é preciso economizar. 
   Prefeito Adriano,de nada adianta também promover cursos rápidos para á população sem que haja meio onde emprega-los,afinal,as empresas na maioria dos casos buscam profissionais com experiência,portanto,já que sua gestão não consegue geram empregos e renda no município,deverias então ao promover esses cursos rápidos doar aos alunos uma passagem para buscarem empregos em outras cidades. pois de nada adianta formar cidadãos sem que que haja perspectivas de empregos locais para que estes possam desenvolver-se profissionalmente. Em vez de promover esses cursos rápidos,busque transformar a educação deste município em um educação de qualidade,para que esses alunos possam ter plenas condições de prestar um vestibular em universidades públicas de igual para igual com os demais,assim sendo,eles poderão um dia contribuírem cada qual nas suas áreas com o desenvolvimento desta cidade .Imaginem médicos ,engenheiros,dentistas,nutricionistas ,professores,Guamareenses trabalhando em prol de sua terra sem ter que importarmos de fora.

Um comentário:

  1. Parabéns. Joselito adorei seu comentário sobre Guamare e agestão do atual prefeito pelo visto meu amigo está de pior a pior como a cantiga da galhinha a diferença dessa cidade para minha querida messias Targino e que o centro de saúde tem tudo que vc se referiu e o mais importante quase todos profissionais são filhos da terra. Em quanto guamare não tem nada.vc e um grande escritor e conhecedor dos problemas parabens mais uma vez

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...