quarta-feira, 24 de julho de 2019

“Frei Damião – O Santo do Nordeste” terá première no CinePE 2019

Resultado de imagem para “Frei Damião – O Santo do Nordeste” terá première no CinePE 2019

Documentário tem direção da cineasta pernambucana Deby Brennand e resgata a história do capuchinho Frei Damião de Bozzano. Lançamento será no dia 29 de julho, no Cinema São Luiz
O documentário que conta a história do capuchinho que evangelizou o Nordeste brasileiro ganhará uma première especial na na abertura do festival Cine PE. Frei Damião –
O Santo do Nordeste estreia no próximo dia 29, no Cinema São Luiz, Centro no Recife. O filme foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra, direção da cineasta pernambucana Deby Brennand e incentivo da Ancine.
O filme segue uma linha cronológica e biográfica dos 98 anos de vida do Frei Damião, mesclando imagens inéditas captadas pelos cineastas Otacílio Cartaxo e Machado Bitencourt, já falecidos, da década de 60, e filmagens gravadas em fitas VHS durante os anos 70 até a morte do Frei, em 1997, que foram guardadas no Convento de São Félix, no Pina, Recife.
As gravações começaram inicialmente na Itália, em março de 2018, onde Frei Damião passou sua infância e adolescência. Como relatam os familiares e biógrafos, ele recebeu um chamado de Deus, quando ainda era Pio Gianotti, aos 13 anos. No dia da sua primeira comunhão, ele sumiu e foi encontrado no sótão de casa, rezando, em transe. A partir deste acontecimento, sua vida mudou. Ele deixou de ser um simples garoto para se tornar o Frei Damião.
Como os capuchinhos, que iam para lugares muito precários para catequizar, ele decidiu ir ao Brasil, largando tudo. Desde o dia em que desembarcou no país, em 1930, até o dia em que faleceu, não interrompeu suas santas missões, que tinham como objetivo proclamar a palavra de Deus, voltando poucas vezes à Itália. Foi ao Nordeste que o religioso dedicou a sua vida. Durante 66 anos, percorreu estados como Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará nas Santas Missões.
“Ele é famoso por ser sensitivo, então, ele previa as coisas. No filme, a gente recria um milagre a partir de uma entrevista a uma testemunha que estava com ele durante o acontecimento”, conta Pablo Lopes, produtor e produtor executivo do longa. Segundo o depoimento, o religioso afirmou que pessoas iriam aparecer querendo falar com ele na estrada, e ninguém acreditou. Horas depois, surgiram dois homens pedindo ajuda para um parto, que, segundo o frei, foi realizado pelas mãos de Maria, a mãe de Jesus.
“O filme é sobre uma pessoa, que é muito forte dentro de uma religião, mas que é algo muito mais de fé, sensação e sensibilidade”, comenta Lopes. O documentário não foca apenas nos seus adoradores, mas se preocupa em mostrar o legado do capuchinho também para aqueles que não o conhecem e desejam entender o significado dele para uma legião de fiéis.
O processo de beatificação e canonização do Frei Damião foi aberto em 2003. No último mês de abril, uma decisão do Papa Francisco deixou o Frei Damião mais perto da beatificação. Um decreto do sumo pontífice, editado no Vaticano, reconheceu como venerável o frade capuchinho, que nasceu na Itália e morreu no Recife. Para que ele seja declarado beato, falta a comprovação de um milagre.
Apesar de Frei Damião não ser oficialmente santo, o sentimento dos fiéis é diferente. Estima-se que o capuchinho seja autor de mais de 30 mil milagres ao longo de sua vida. “Para os fiéis, ele é um santo. É aquele homem de Deus por meio de quem as pessoas recebem Graças, lembram dos conselhos e orientações. Muita gente ainda pauta a vida e o dia a dia lembrando dos ensinamentos dele”, comentou Frei Jociel Santos, postulador da causa de beatificação e canonização do frei.
SERVIÇO
Lançamento do documentário Frei Damião – O Santo do Nordeste
Quando – Dia 29 de Julho
Onde – Cine PE (Cinema São Luiz – Rua da Aurora, 175 – Boa Vista, Recife)
Entrada gratuita
https://www.op9.com.br/

Um comentário:

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...