sábado, 5 de outubro de 2019

GUAMARÉ-RN; A cidade dos milhões que gera desilusões.




  Opinião de Joselito Soares

O Brasil continua vivendo uma grave crise econômica onde muitas prefeituras do RN estão quebradas,umas devida a falta de uma boa administração,outras por fatores diversos,afinal,o RN é um estado pobre e todo gestor público deve gerir seu município sempre buscando economizar para que possa se formar um caixa que possa lhe dar suporte para executar bons projetos e ao mesmo tempo vacinar-se contra tempos difíceis devido a fatores diversos.

Todavia,na cidade de Guamaré o prefeito segue na contramão do que reza a cartilha de um bom administrador público.
O prefeito Adriano nomeou o Sr; Rosendo para o cargo de Secretário de relações institucionais.Nada contra o cidadão Rosendo,todavia,isso é um gasto desnecessário,haja vista que esta cidade não é uma grande metrópole,afinal,a cidade de Guamaré é pequena onde praticamente todos se conhecem e,bastaria o prefeito dar uns poucos passos e estaria na câmara.Tudo isso soa como mais um cabide de empregos,afinal,quais foram os grandes projetos aprovados na câmara ou até mesmo enviados pelo prefeito que necessite um secretário para fazer uma ponte com a câmara.E para que serve o líder do governo na câmara?

É público e notório que o prefeito continua usando das velhas políticas que somente geram desperdícios aos cofres públicos.
A cidade de Guamaré continua no ostracismo gerado pela própria incompetência da maior parte de sua classe politica,pontes não são criadas entre o poder executivo municipal com o governo estadual,e a única coisa que sabem fazer é pedir,pedir e pedir,nada de novo se constrói nesta cidade,enquanto isso,o futuro sustentável fica cada vez mais distante de alcançar.
O prefeito e os vereadores desta cidade deveriam se  preocupar há muito tempo com diversos fatos que não tem como serem negados,à exemplo do aumento do nível do mar,onde diversas cidades do RN já sofrem com isso,e em um futuro próximo,possivelmente os moradores desta cidade estarão cantando que a orla do Rio Aratuá virou mar pois nem sequer existe uma política pública voltada para esse fenômeno da natureza causada pelo homem,certamente irão esperar para que o mar tome conta para que as devidas tratativas sejam tomadas.
A cidade sequer tem um plano diretor,e tudo isso acontece devido a falta de competência dos gestores desta cidade que preocupam-se tão somente em suas próprias eleições e perpetuar-se no poder.

Projetos importantes como o saneamento básico e o funcionamento da ETE sequer é comentado,o esgoto continua sendo despejado em algumas áreas dos rios que banham esta cidade.

A cidade de Guamaré padece de um gestor e de uma classe política representativa que tenha força para ser ouvida á nível nacional e estadual,afinal esta cidade tem um dos maiores orçamentos do estado,porém não consegue sair deste estado de letargia e tudo isso é devido a falta de boas práticas de políticas públicas,onde a educação não é tratada com a devida importância que deveria ter.
O que o prefeito prega é que investe muito na educação,todavia o fato de investir muito sem que haja resultados eficazes demonstram apenas que as diretrizes estão totalmente erradas.Enquanto isso,a vereadora Eliane de Edinho,tenha emplacar um projeto do uso do jogo de xadrez no meio escolar,contudo,com a devida vênia,a vereadora está equivocada neste sentido,pois está colocando a carroça na frente dos bois.O jogo de xadrez é um excelente jogo que deveria ser implementado na grade escolar,contudo é preciso que haja antes uma base sólida e isso começa pela boa qualidade de ensino,portanto,excelentíssima vereadora Eliane,é preciso que seja cobrado com veemência na câmara que esta cidade disponha de uma educação escolar de qualidade,assim sendo os alunos poderiam sentir-se motivados á aprender jogar o jogo de xadrez.

Finalizando,o que os ilustres vereadores e o prefeito desta cidade estão fazendo para garantir que a unidade da Petrobras não seja fechada em um futuro próximo nesta cidade? Por que não são executados projetos nas áreas da agricultura familiar,carcinicultura,pesca,e nas fontes de energias renováveis? Até quando esta cidade continuará convivendo com festas e mais festas ,e com inaugurações de praças que não tem as devidas manutenções preventivas e que depois são recuperadas e aparecem nas mídias como frutos de grandes realizações? A continuar nesse modelo de gestão está cidade poderá um dia entrar no rol daquelas que estarão quebradas devido as más gestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...