quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Natal terá a maior alta do País na visitação de estrangeiros em janeiro


Natal será a capital brasileira com o maior aumento na presença de turistas estrangeiros em janeiro de 2024, segundo dados divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), se comparado com igual período de 2023. Conforme divulgado pela Agência, o crescimento será de 26,6%. A capital potiguar também concentrou o maior aumento, em janeiro de 2023 em relação ao mesmo mês de 2022, de 54,7%. O segundo e terceiro lugares ficaram com Salvador (BA) e Manaus (AM), respectivamente. Rio de Janeiro (4º lugar), São Paulo (5º) e Recife (PE), que ocupa a sexta posição, vêm em seguida. Em relação ao número total de assentos em voos para janeiro, de acordo com o painel de Dados da Embratur, são 1.421.301 de assentos previstos para 6.103 voos.


Para Natal, os países que mais enviarão turistas são Argentina, Portugal, Itália e Estados Unidos, nesta ordem. De acordo com Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), o cenário tem a ver com a oferta de novos voos para o Estado. “Tivemos um incremento de um segundo voo na alta estação, vindo de Buenos Aires, na Argentina – antes a gente só tinha um por semana. E a TAP, que trazia turistas três vezes por semana, passou para cinco vezes e agora, na alta estação, ofertará voos diários”, detalhou.


O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do RN (Abav), Antônio Neto, destaca que as iniciativas de divulgação da cidade em eventos internacionais também têm colaborado para o incremento. “Atribuímos os dados ao trabalho que o Governo do Estado t realizou através da Emprotur, com participação nas grandes feiras internacionais ao longo do ano para impulsionar o destino. E no meio dessas ações, é preciso pontuar a participação das associações, a exemplo da ABIH, que participaram desses eventos provocando uma maior divulgação”, afirmou.


De acordo com Neto, o trabalho precisa ser intensificado. “Nós entendemos que poderíamos estar vivendo um momento muito melhor, mas, dentro da nossa realidade, acreditamos que esse é o caminho. É preciso destacar Natal nas grandes feiras, até porque somos porta de entrada para o RN”, declarou. Abdon Gosson, da ABIH, disse que o cenário já era esperado, em razão do reaquecimento do turismo internacional no pós-pandemia.


“Nosso cenário aqui se deve, indiscutivelmente, a esse reaquecimento e isso é muito bom, porque o turista estrangeiro chega com euro e dólar, duas moedas supervalorizadas no Brasil. Com isso, tudo torna-se barato, esse turista consome mais e deixa mais dinheiro para a economia. Que seja bem-vindo o turista estrangeiro”, comenta Gosson. Ele reclama, no entanto, que o Brasil, de modo geral, ainda explora mal o segmento.
“O Brasil está sabendo aproveitar pouco esse incremento do turismo mundial”, fala. Segundo Abdon Gosson, no caso do Rio Grande do Norte, uma das medidas fundamentais seria o frete de voos diretos para o destino. “Se a gente tivesse voos fretados vindos da Europa, do Chile e da Argentina, teríamos uma explosão de turistas estrangeiros aqui”, descreve.


De acordo com a Embratur, em Salvador, segunda colocada no ranking, o crescimento no número de estrangeiros em janeiro de 2024 em relação janeiro deste ano é de 24,7%; em Manaus, o aumento é de 23,7%; no Rio, o incremento será de 19,9%; em São Paulo e Recife, de 17,7% e de 6,7%, respectivamente.

Conforme a Embratur, o Brasil voltou ao patamar pré-pandemia de covid-19 em quantidade de voos ofertados por companhias aéreas. Tanto em 2019 quanto em 2023 esse número ficou em 64,82 mil voos.

Dados
Crescimento da presença de turistas estrangeiros em janeiro de 2024
Natal (RN): 26,6%
Salvador (BA): 24,7%
Manaus (AM): 23,7%
Rio de Janeiro: 19,9%
São Paulo: 17,7%
Recife (PE): 6,7%

Fonte: Embratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...