sábado, 6 de junho de 2015

ANTIGA PEDRO AVELINO PICO DO CABUGI: A ANTENA E O SINAL DE TV

Foto de Marcos Calaça.

Algumas coisas eu me lembro como se tivessem acontecido hoje, porém ocorreram, na verdade, no ano de 1970. Algumas residências possuíam rádio. Para ouvir músicas ou notícias surgiram os rádios a pilha que tinham a caixa de madeira, um compartimento atrás para a colocação das pilhas e, na parte da frente, um tipo de visor que chamavam de “olho mágico”, que servia para sintonizar as emissoras
preferidas, os imensos rádios de mesa. O rádio era sempre colocado em cima de um móvel na sala das residências e, às vezes, coberto com uma capa de tecido com bordados. Em cima dele costumava-se colocar um gato ou um cachorro de louça, depois chegaram os rádios menores, que as pessoas locomoviam para vários lugares, inclusive os campos de futebol
Certa vez chegou à cidade, em 1971, uma pessoa por nome Geraldo Mata, de Lajes, que entendeu juntamente com outras pessoas, colocar uma antena de TV no pico do Cabugi, um local considerado um dos pontos mais altos do Estado. O aparelho de TV que receberia o tal sinal foi colocado na residência de José Teodoro. À tarde, a frente da casa ficou cheia de gente e quando ligaram o aparelho, começou a aparecer na tela um amontoado de chuvisco e todos começaram a bater palmas dizendo:
– Legal! O sinal chegou!
Outros diziam:
– Isto aí é o que chamam de televisão? Não achei graça nenhuma.
Só sei dizer que a frustração foi total de alguns, depois ocorreram novas tentativas. O sinal melhorou. O canal era a TV Tupi, no auge da audiência em todos os segmentos. A televisão era ABC a voz de ouro, que mais parecia um baú: Colorado RQ; Telefunken, Philco e outras marcas.
O detalhe é que pagava-se um certo valor a Geraldo Mata para a manutenção da antena no Cabugi. As antenas em cima de casa eram verdadeiras geringonças, com vários elementos, na qual alguém subia constantemente para girá-las para melhorar a imagem. Outra pessoa ficava dentro de casa girando uma peça de seletor de canal e sintonia para diminuir o 'chuvisco', isso em preto e branco. Dia de chuva saia do ar.
As primeiras residências a terem televisão em Pedro Avelino foram as de José Teodoro, José Soares, Zelito Calaça, Ranulfo Costa, Antônio Rufino, Dodô Ernesto e outros que não me lembro. As casas dessas figuras eram verdadeiros cinemas. Pessoas amontoadas nas salas, tarde e noite. Imagine na hora de Tarzan, A Feiticeira, Perdidos no Espaço, Daniel Boone, filmes faroeste e desenho animado, além das famosas novelas à noite como Simplesmente Maria, Hospital e Meu Pé de Laranja Lima.
Época que a programação era inocente e não existia banalismo e nem pornografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

PRF apreende anfetamina com caminhoneiro em João Câmara

A Polícia Rodoviária Federal abordou, na última sexta-feira 17, em João Câmara, um motorista de caminhão e apreendeu uma cartela com 12 com...