quinta-feira, 2 de julho de 2015

Meteórico! Em um ano, Wallyson vira parte da história e do estádio do ABC Atacante revelado pelo Alvinegro em 2007 foi determinante na conquista do título estadual e no acesso à Série B naquele ano. Frasqueirão ganhou "Módulo Wallyson"

Por Klênyo Galvão
header ABC 1 - centenário (Foto: Thiago Assis)


Revelado nas categorias de base do ABC há 10 anos, Wallyson despontou para o futebol nacional depois da grande atuação na temporada de 2007, quando marcou quatro vezes na final do Campeonato Potiguar e ainda foi artilheiro da equipe na Série C, ajudando o Alvinegro a conseguir o acesso à segunda divisão do
Brasileirão (veja no vídeo acima o atacante sendo carregado pela torcida alvinegra após a conquista do acesso). Último grande ídolo do Alvinegro - e criado em casa -, o craque se transferiu para o Atlético-PR em 2008 e a negociação viabilizou ao clube potiguar a conclusão da construção do quarto módulo das arquibancadas do Estádio Frasqueirão, cravando o nome de "Wallyshow" na história centenária do Mais Querido. 
Wallyson - mosaico (Foto: Rodrigo Sena)Grandes momentos de Wallyson na passagem meteórica pelo ABC (Foto: Rodrigo Sena)
- Fico feliz em fazer parte de um clube tão grande como o ABC. São poucos os jogadores no Brasil que têm um pedaço do estádio com seu nome. Quando eu vejo os jogos e escuto alguém falando 'Módulo Wallyson' é um orgulho muito grande. Meus amigos falam que só assistem a jogo no Frasqueirão sentados no módulo. Não tem dinheiro no mundo que pague essa homenagem. É uma emoção que eu não tenho como descrever. Foi uma bonita história que eu construí. Espero que daqui a alguns anos eu possa voltar para aumentar essa história com gols e títulos - disse Wallyson.

LEIA MAIS
5 a 2 eterno: Protagonistas relembram título estadual do ABC em 2007
O acesso era o sonho de cada torcedor do ABC. Nosso grupo entendeu o recado da torcida e lutou para voltar à Série B" 
Wallyson, ex-atacante do ABC
O presidente do ABC em 2007 era Judas Tadeu. Ele lembrou que o clube recebeu mais de R$ 1 milhão na negociação, dos quais R$ 600 mil foram usados para erguer o módulo 4 do estádio. O Módulo Wallyson, como é chamado, foi inaugurado em 5 de março de 2008, em um jogo contra o Madureira, pela Copa do Brasil.
  • - Por Wallyson nós recebemos R$ 750 mil na primeira vez, sendo R$ 600 mil para o ABC (que criou o módulo do estádio com esse dinheiro) e os outros R$ 150 mil em acordo com o procurador.  Depois o ABC ainda vendeu mais R$ 500 mil dele - detalhou o ex-presidente.
A valorização de Wallyson no mercado da bola foi resultado de um ano em que ele foi determinante em campo para as conquistas do ABC. No primeiro jogo da decisão do estadual de 2007, o empate em 1 a 1 com o América-RN deixou o adversário com a vantagem de uma nova igualdade para garantir o título. O rival, na época, tinha feito a melhor campanha e já projetava a equipe que disputaria a Série A do Brasileirão. O Alvirrubro ainda contava com o talento de Souza, um dos maiores ídolos americanos. Na final, jogando no Frasqueirão, Wallyson fez quatro na goleada do Alvinegro por 5 a 2, lavou a alma depois de uma semana de provocações e levou a torcida ao delírio. 
  • - Foi o meu primeiro ano como profissional e minha passagem pelo ABC vai ficar marcada para sempre na minha memória. Era o primeiro título conquistado no Frasqueirão e eu fiquei marcado também na história do clube. Era minha primeira final como profissional e a gente começou a ganhar o jogo no café da manhã, na concentração, com cada um olhando no olho do outro, com confiança e esperança que ia dar tudo certo. Lembro que, na manhã do jogo, quando eu acordei, sentei numa calçada em frente ao meu quarto junto com o Gabriel (então meia do ABC). Eu olhei para o meu pé esquerdo e falei para ele: 'Gabriel, eu vou marcar quatro gols hoje. Estou com uma esperança no meu pé esquerdo'. Graças a Deus deu tudo certo. Foi uma tarde maravilhosa que eu nunca mais vou esquecer - lembrou Wallyson.
Ferdinando Teixeira - ex-treinador (Foto: Klênyo Galvão/GloboEsporte.com)Ferdinando Teixeira comandou o ABC no título estadual de 2007 (Foto: Klênyo Galvão)
O time que conquistou o 49º título estadual para o Mais Querido tinha França, Nêgo, Ben-Hur, Márcio Pereira e Marciano (Márcio); Peu, Marquinhos, Lau e Nildo; Bebeto (Joassis) e Wallyson (Ivan). O técnico era Ferdinando Teixeira, que ao longo da carreira, entre idas e vindas, foi cinco vezes campeão com o ABC. Junto com o título de 84, o seu primeiro no comando da equipe profissional, o treinador destaca a conquista de 2007 e lembra da importante contribuição de Wallyson naquela equipe.
  • - (2007) Foi o ano da virada, o ano do 5 a 2 na final. De lá, ele (Wallyson) foi embora. Com 17 anos, jogando aquela bola, ele não ia ficar com o ABC, não tinha como. Ele era espetacular na finalização, mas tinha todo um apoio lá atrás na defesa também. Ele foi extremamente importante para o ABC, até porque chamava a atenção da marcação. Joga muito! Era para estar em time grande na Europa ganhando um milhão de dólares - cravou o ex-treinador.
Naquele mesmo ano, o atacante foi o artilheiro alvinegro na Série C, com 16 gols. E foi dele o gol da vitória sobre o Bragantino, na última rodada, garantindo ao ABC o acesso à Segundona em 2008. Wallyson foi ovacionado e carregado pela torcida no Frasqueirão.
Wallyson - 2007 (Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte)Wallyson comemora no alambrado junto com a torcida do ABC (Foto: Alex Régis/Tribuna do Norte)
  • - O acesso era o sonho de cada torcedor do ABC. Nosso grupo entendeu o recado da torcida e lutou para voltar à Série B. O elenco não era tão bom, mas a gente dava a vida dentro de campo e superava cada adversário. Eu estava em um ano iluminado, estava forte, estava bem. E dentro de casa a gente conseguia fazer bons resultados - disse Wallyson.
Depois de dois anos no Furacão, Wallyson seguiu para o Cruzeiro, sendo artilheiro da Copa Libertadores da América em 2011. Passou ainda por São Paulo, Bahia, Botafogo e Coritiba. Aos 26 anos, o jogador tem os direitos econômicos ligados ao Deportivo Maldonado, clube da segunda divisão do Uruguai, e que pertence a um grupo de investidores. O ABC chegou a apresentar um contrato ao atleta no final do ano passado para o retorno dele ao Alvinegro, mas não obteve sucesso. 
- As coisas aconteceram muito rápido para mim no ABC. As lembranças são as melhores possíveis. Só tenho a agradecer pelo apoio e pelo carinho de todos - disse Wallyson, que rompeu contrato com o Coxa recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...