quinta-feira, 21 de março de 2019

Guamaré-RN; Exemplo de descaso com o dinheiro público.

 
A prefeitura de Guamaré está abrindo licitação para á demolição e a construção de um novo reservatório d"água em Salinas da Cruz. O fato que mais chama á atenção é o estado crítico que chegou este reservatório ao ponto de precisar ser demolido em nome da segurança dos moradores.É bom lembrar que, uma construção em concreto armado é feita para durar pelo menos uns 50 anos,mas em Guamaré,as más gestões públicas provocam
o descaso com o dinheiro público porque acham que dinheiro é capim.
     A prefeitura tem uma secretaria de obras que tem o dever de zelar e manter os prédios públicos e obras públicas.Por que os excelentíssimos prefeitos não fizeram um plano de manutenção preventiva que toda obra requer? Onde estavam os excelentíssimos vereadores que não fiscalizaram e cobraram medidas preventivas e corretivas para que evitasse que essa caixa d"água chegasse a esse estado que encontra-se? A deterioração da estrutura deste reservatório não aconteceu da noite para o dia,isso é óbvio.
     O que mais chama á atenção é que o gestor público enche-se de orgulho mostrando que vai fazer uma licitação para a demolição e a construção de um novo reservatório,quando na realidade isso é um motivo de vergonha ,afinal,Adriano fazia parte da gestão de Hélio,e mesmo sendo um secretário de Saúde,certamente a qualidade da água tem tudo a ver com questão de saúde pública,portanto,o armazenamento deveria ser objeto de fiscalizações frequentes.Evidente,que o prefeito Adriano não tem culpa direta por essa episódio,mas indiretamente tem.E,mais uma vez,o povo é que pagará a conta,pois se tivesse havido um trabalho de manutenção preventiva nesse reservatório de Salinas da Cruz,certamente não seria necessário gastar verbas públicas para demolição e a construção de uma nova.
  Do mesmo modo,a prefeitura de Guamaré trabalha muito em projetos em relação aos idosos, mas é preciso que haja médicos geriatras na cidade. pois de nada adianta fazer tão somente workshop, e promover eventos,mas sim fazer um trabalho através da medicina preventiva,assim evitamos um mal maior para esses cidadãos da terceira idade.Do mesmo modo,a questão de saúde pública no município é tratada de modo totalmente equivocado e isso gera mais despesas futuras quer parte do município,quer por parte do governo federal,pois quando não procuramos combater as doenças antes que elas surjam certamente gasta-se mais para combate-las depois,e isso acontece em Guamaré onde a cidade não tem um matadouro industrial,como se a qualidade das carnes servidas à mesa não fosse uma questão de saúde pública.
    Uma cidade que tem um orçamento anual de mais de 230 milhões de reais não pode ser administrada tão somente na base de requerimentos diante de fatos já acontecidos, tais como : Requerimentos para tapar buracos e retirar animais na pista,entre outros. Os vereadores precisam ser mais proativos e apresentarem projetos,pois usarem seus mandatos apenas para agirem na base de requerimentos é algo trivial demais. Ao mesmo tempo,o prefeito Adriano precisa administrar a cidade olhando para a geração futura e não tão somente visando a campanha eleitoral de 2020. 
   Um bom gestor público procura administrar sua cidade antecipando-se ao caos e não apenas tomando providências depois que ele acontece. Com todo respeito ao prefeito Adriano,que é um cidadão educadíssimo,mas sua gestão segue  um modelo de gestão retrógrada que não gera desenvolvimento porque não há crescimento sustentável,e a cidade de Guamaré era para ser um exemplo no RN em várias áreas,mas infelizmente não é.

Um comentário:

  1. Vergonha joselito deixar um reservatório dessa maneira e ainda esperar por uma licitação para construção de uma caixa de agua porque ele não compra as quelas caixa que estão usando nos predios aqui no meu predio tem uma bem grande tipo plástico e sao 25 andares parabéns pela sua publicação 🤚🏻🙏pra vc

    ResponderExcluir

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...