sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Eleições no RN terão segurança garantida sem necessidade das Forças Armadas


As eleições deste ano no Rio Grande do Norte será garantida pelas forças de segurança do Estado, sem a necessidade de acionamento das Forças Armadas. O secretário estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed, Francisco Araújo Silva, disse que o governo tem condições de garantir a segurança do pleito: “O comandante do Corpo de Bombeiros também colocou a disposição, bombeiros militares para reforçar o monitoramento dos locais de votação. Nós na Secretaria de Segurança, temos uma missão do Ministério da Justiça, que é a instalação do Centro de Comando de Controle, que é um acompanhamento a nível nacional para alimentar o Ministério da Justiça de tudo que está acontecendo nos Estados”. O Centro de Comando deve começar a funcionar no dia 1º de outubro e só encerra as atividades um dia depois do fim das eleições, na segunda-feira (03 de outubro).
Já o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN), coronel Alarico Azevedo, garantiu que todo o efetivo da PM está escalado para o dia do pleito, para fazer a guarda dos locais, a patrulha e a escolta das urnas.


Segundo Azevedo, a fim garantir o acesso rápido às informações relacionadas à segurança, foi desenvolvido um aplicativo em que os comandantes da polícia militar e o Núcleo de Segurança da Presidência do TRE-RN têm informações de quem são os agentes de segurança que estão em cada um dos mais de 1.500 locais de votação no Estado. “E vai-se disponibilizar um contato ‘0800’ para que os agentes de segurança da polícia militar entrem em contato com o CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) para tirar dúvidas ou solicitar reforço”, completou o Cel. Alarico Azevedo.


A Polícia Civil atuará em regime de plantão nas 10 regionais e na capital. Já a Polícia Federal, deve enviar equipes ainda na sexta-feira, dia 30 de setembro, para Caicó, João Câmara, Caraúbas e Pau dos Ferros para começarem as rondas nesses municípios de forma antecipada. A Polícia Rodoviária Federal terá, entre outras atribuições, a responsabilidade de fazer a escolta e o transporte das urnas que forem sorteadas no dia 1 de outubro, e serão utilizadas na auditoria, que acontecerá durante o período da votação, no dia 2. E ainda participarão do esquema de segurança, as Guardas Municipais dos 38 municípios potiguares que tem o serviço.


“Vamos trabalhar para garantir que as Eleições sejam tranquilas em nosso Estado. E até a realização do pleito realizaremos outros encontros, com a participação de juízes e chefes de cartórios para definir o esquema de segurança que melhor se adapta a cada município”, concluiu o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Cornélio Alves, que recebeu a cúpula da segurança estadual na quarta-feira (14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão avaliados antes de serem liberados

Governadora anuncia edital de licitação para restauração de estradas no interior do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra ( PT ), anunciou que o estado vai publicar, nesta terça-feira (26), o primeiro edital ...